quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Consórcio Nordeste define 1ª compra conjunta para economizar dinheiro

Consórcio Nordeste no Piauí (Foto: Roberta Aline/SECOM Piauí)
O governador Flávio Dino participou nesta quarta-feira (21) de nova reunião do Consórcio Nordeste, desta vez em Teresina. Estiveram presentes sete governadores e os vice-governadores de Pernambuco e Alagoas.
Ao fim do encontro, foi divulgada a Carta de Teresina, com seis pontos. Entre eles, ficou definido que o primeiro processo para compras coletivas vai ser concretizado.
Um dos objetivos do Consórcio é fazer compras conjuntas, para conseguir produtos mais baratos. De acordo com Rui Costa, governador da Bahia e presidente do Consórcio, a primeira compra desse tipo será a de remédios e equipamentos para a saúde.
“A ideia é que até o dia 30 deste mês nós possamos publicar o primeiro edital de compra coletiva do Nordeste brasileiro. Isso significa fazer mais com o mesmo recurso”, afirmou Costa.
Seis pontos
A Carta de Teresina traz seis pontos: a busca por investimentos europeus, valorizando os projetos integradores entre todos os Estados; acelerar o caminho das compras coletivas até o fim do mês; a assinatura de um contrato para efetivar as compras coletivas; a manifestação de preocupação com privatização de empresas federais; uma reforma tributária justa; e um plano de competitividade para as agências agropecuárias dos estados.
Entre os temas tratados na reunião, estiveram mediação tecnológica para a criação da Universidade Aberta do Nordeste, educação, missão especial com a União Europeia, atração de investimentos para o Nordeste, desenvolvimento do turismo, ações de preservação ambiental, além da criação de uma rede de inteligência para combater o tráfico de armas no Nordeste.
Consórcio Nordeste no Piauí (Foto: Roberta Aline/SECOM Piauí)
O encontro representa mais uma etapa para as determinações do plano de trabalho, anunciado em março.
“Por sermos patriotas, defendemos a união entre os brasileiros. Por isso, pensamos nas parcerias entre os nove estados e estamos abertos ao diálogo. Acho que o Consórcio Nordeste já é um grande sucesso e vai propiciar cada vez melhores resultados tanto para os seus nove integrantes como para todo o Brasil”, ressaltou o governador Flávio Dino.
Para ele, o consórcio traz políticas de desenvolvimento para toda a região. Flávio lembrou que o Maranhão e o Piauí já têm parcerias e compartilhamentos, algo que será fortalecido pelo consórcio.
O governador do Piauí, Wellington Dias, na conclusão do evento, enfatizou a importância da reunião: “Este momento é fundamental para o momento que Brasil está vivendo. Quando olhamos para o Nordeste, vemos uma região de boas oportunidades que vão garantir investimentos com foco na área social, na economia e sempre com o objetivo de gerar emprego, renda e desenvolvimento”.
Durante o encontro, Flávio defendeu que governadores fechem questão sobre a reforma tributária, com o objetivo de reduzir a desigualdade social. “Sobretudo no que se refere à ideia de rebalanceamento entre impostos sobre consumo versus impostos sobre renda e patrimônio”, acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário