quinta-feira, 22 de agosto de 2019

UemaSul oferta centenas de novas vagas para qualificar professores da Região Tocantina

Programa Caminhos do Sertão amplia oferta de vagas na UemaSul (Foto: Divulgação)
Criado em 2018, o Programa de Formação Docente Caminhos do Sertão é uma iniciativa da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul) e acontecerá em parceria com as prefeituras municipais das quatro cidades onde o programa será implantado. As unidades avançadas estão sendo implantadas em Vila Nova dos Martírios, Itinga, Amarante e Porto Franco, que irão atender os 22 municípios de abrangência da UemaSul, promovendo a democratização do acesso ao ensino superior público e atendendo à política de expansão da educação superior do Governo do Estado.
Ofertando um total de 800 novas vagas para os cursos de Licenciatura: Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Pedagogia, Ciências Biológicas, Geografia e Matemática, o Programa Caminhos do Sertão vai proporcionar oportunidades de acesso ao ensino superior aos professores em exercício nas escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada para o exercício da docência na Educação Básica, impulsionando a formação de professores reflexivos e atuantes na sociedade. Os projetos pedagógicos dos cursos foram aprovados pelo Conselho Universitário da UemaSul (CONSUN).
“A aprovação dos PPCs dos cursos do Programa Caminhos do Sertão encerra um ciclo que iniciamos há um ano, com a aprovação do programa pelo CONSUN. Nesse percurso nós submetemos o programa a todos os processos necessários, obtivemos autorização do Conselho Estadual de Educação, firmamos as parcerias e acordos com os municípios, e a partir de agora iniciamos um novo ciclo: a preparação para a realização do vestibular, preparação para o percurso pedagógico didático, implementação das ações pedagógicas, das ações administrativas, e das que dizem respeito à seleção para ingresso dos discentes e docentes”, explicou a coordenadora do programa, Nice Rejane.
A aprovação dos PPCs dos cursos também legitima toda a política de extensão da instituição, incluindo a ampliação de vagas que a UemaSul vem implementando desde a sua criação, em consonância com o Plano Nacional de Educação e com os propósitos do Governo do Estado.
“É fundamental do ponto de vista do acesso à Educação Superior, principalmente neste momento em que temos um ataque ao conhecimento científico e ataque às universidades, que a UemaSul se apresente como uma universidade que está expandindo a oferta dos seus cursos, gerando um número maior de matrículas para o ensino superior no Maranhão e na região onde estão localizadas. A aprovação consolida o programa na formação de professores e inicia uma nova caminhada de ampliação e de acesso ao Ensino Superior melhorando a educação básica no Maranhão”, explicou a coordenadora.
Duas novas especializações
Também foram aprovados pelo CONSUN dois projetos de especialização de natureza autossustentável. O lato sensu em Gestão de Negócios e o lato sensu em Educação: Didática do Ensino Superior.
O lato sensu em Gestão de Negócios vai ofertar 50 vagas, tem carga horária de 360 horas e duração de 18 meses. O curso vai especializar profissionais das áreas de Administração, Contabilidade e Economia e/ou áreas afins.
O lato sensu em Educação: Didática do Ensino Superior também oferece 50 vagas, com carga horária de 450 horas e duração de 19 meses. O curso visa preparar o pós-graduando nas áreas de Didática, Fundamentos Educacionais e Pesquisa para uma docência de qualidade, adquirindo os conhecimentos didáticos necessários ao planejamento, execução e avaliação da ação docente no ensino superior.
As novas especializações juntas ofertam 100 vagas e atendem às demandas da comunidade, segundo informou a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Alinne da Silva.
“O curso de Didática do Ensino Superior é um curso que já tem tradição em Imperatriz. Será ofertado agora por meio da UemaSul, com o objetivo de qualificar os professores para serem docentes em nível de graduação. O curso Gestão de Negócios foi pensado pelos professores do curso de Administração para atender a uma demanda da comunidade, e dos empresários da cidade, que nos procuraram em busca de uma capacitação nessa área”, informou Alinne da Silva.
A instituição já oferta dois cursos gratuitos de pós-graduação lato sensu, sendo um deles a primeira especialização na área das ciências exatas da universidade: são 22 vagas para a especialização, na linha de pesquisa em Linguagens, Literatura e Sociedade e 24 vagas para o curso de especialização em Matemática Aplicada e Física. O curso de Matemática Aplicada e Física está com inscrições prorrogadas até dia 30 de agosto e as aulas iniciam ainda no segundo semestre de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário