quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Provas da 2ª. Avaliação do SEAMA estão sendo aplicadas nesta quarta-feira,21


“As provas serão aplicadas para estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática”.


O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), está realizando, nesta terça (20) e quarta-feira (21 de agosto), a 2ª rodada de avaliações do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (SEAMA).
As provas serão aplicadas para estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. A avaliação tem como objetivo fornecer subsídios às escolas para o redirecionamento de seus projetos e ações pedagógicas, visando maior eficácia de suas intervenções.
Na terça-feira,20, as provas foram aplicadas para 82.321 estudantes da 3ª série do Ensino Médio, de escolas da rede pública estadual. Com duas horas de duração, foram utilizados 21 cadernos de prova de modelos diferenciados, compostos com 52 questões.
Já nesta quarta-feira, 20, fazem as provas estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas da rede municipal e da rede estadual. Ao todo, deverão ser avaliados em todo o estado do Maranhão 197.597 estudantes, sendo 103.685 estudantes do 5º ano; 93.912 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. As provas serão compostas de 44 questões para o 5º ano do Ensino Fundamental e 52 questões para o 9º ano do Ensino Fundamental.
A previsão é que cerca de 280 mil estudantes das redes estadual e municipais, de 4.242 escolas em todo o Maranhão, participem da avaliação.
No município de Açailândia, a SEDUC - Secretaria Municipal de Educação, através da secretária Maysa Vieira, juntamente com a equipe pedagógica, se organizou para a execução desta segunda etapa do SEAMA avaliação SOMATIVA, realizando reuniões técnica com todos os coordenadores de escolas, objetivando discutir estratégias de intervenções mediante os resultados da avaliação DIAGNÓSTICA realizada em maio deste ano, onde realizou os encaminhamentos para esta segunda etapa.

De acordo com a coordenadora Municipal do SEAMA, Raimunda Nonata Silva, a professora Ray, que está à frente desta ação, os gestores escolares capacitaram os professores aplicadores de provas para esta segunda etapa. “Esta ação conta com o total apoio e empenho da secretaria Municipal de Educação, através da professora Maysa Vieira, bem como a dedicação da coordenadora Karla Jannes. Vale ressaltar, que os resultados alcançados até agora, nos mostra o que já havíamos percebidos nas avaliações internas já realizadas pelas unidades de ensino, reafirmando a necessidade de refletirmos sobre a organização do trabalho pedagógico no interior de nossas escolas. Assim que encerrarmos as ações de aplicação desta segunda etapa, cada gestor, com a sua equipe pedagógica estará realizando o seu plano de atuação de forma intencional e direcionada”, finalizou a coordenadora do SEAMA em Açailândia, professora Ray.
SEAMA
Inédito no Maranhão, o Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (SEAMA) foi criado pelo Governo do Estado como política de acompanhamento das escolas, seus indicadores educacionais e melhoria na aprendizagem dos estudantes maranhenses. E é uma ação integrante do Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem e do programa Mais IDEB. Esta é a 2ª avaliação realizada por meio do Sistema. As provas da primeira avaliação foram aplicadas nos dias 11 e 12 de junho de 2019.

ASCOM-PMA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário