sexta-feira, 13 de setembro de 2019

FEST convida para debate com candidatos a conselheiros tutelares de Imperatriz


Projeto de extensão organiza o evento em parceria com o Conselho Municipal e busca ampliar a participação popular



                Durante a próxima segunda (16) e terça-feira (17), a Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST) sediará debate com candidatos a conselheiros tutelares de Imperatriz. A organização é dos estudantes que compõem o projeto de extensão Cores da Dignidade, do curso de Direito da instituição, com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA). O evento é gratuito, aberto ao público e uma oportunidade de exercício da cidadania plena, por meio da participação popular.
                Conselheiros tutelares são aqueles que zelam pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes junto à comunidade. Em Imperatriz, o quadro de conselheiros é composto por dez membros, sendo cinco da área I, que atende os bairros entre o Rio Tocantins e a BR 010, e área II, que compreende aqueles localizados entre a BR-010 e João Lisboa. As eleições acontecem em todo o Brasil no dia 6 de outubro, por voto voluntário e secreto de pessoas portadoras de título eleitoral, em condições regulares com a justiça eleitoral.
                De acordo com o coordenador do projeto, Ezequiel Mesquita, um dos objetivos é “que a comunidade acadêmica e a comunidade em geral conheça os candidatos e todos participem da escolha dos conselheiros, considerando que o voto nesta eleição é facultativo, e não obrigatório como na eleição partidária. Para levarmos a comunidade a realmente efetivarem o seu sufrágio e poderem escolherem seus candidatos, promovemos essa sessão aberta para que os candidatos exponham seus planos de trabalho e suas ideias”.
                Para a comunidade, esta é uma oportunidade de conhecer melhor os candidatos, uma vez que a campanha não dispõe de propaganda nos meios de comunicação tradicional. “É por meio do debate que vamos ter clareza sobre as propostas, as intenções e o perfil de cada candidato que busca uma vaga de Conselheiro Tutelar.  É importante a comunidade estar presente, para que possamos questioná-los, entender o processo e a importância dessas pessoas estarem à frente da defesa dos direitos da criança e do adolescente”, explica o estudante João Justino.
ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário