terça-feira, 3 de dezembro de 2019

AÇAILÂNDIA - Pedalada do MPMA pela prevenção às drogas reúne mais de mil pessoas em Açailândia

Pedalada 2 Foto Principal
Pedalada aconteceu em Açailândia
Pedalada 1 ruas da cidade
Ciclistas percorreram as ruas de Açailândia
Pedalada 3 Aquecimento
Participantes fizeram aquecimento antes do percurso
Márcio Thadeu
Márcio Thadeu destacou importância do evento
Sandra Fagundes
Sandra Fagundes agradeceu a participação de todos
Gleudson Malheiros
Gleudson Malheiros destacou sucesso da Pedalada
 Cerca de mil pessoas participaram da III Pedalada do Ministério Público do Maranhão na Prevenção às Drogas, em Açailândia. A ação foi coordenada pelos promotores de justiça Sandra Fagundes Garcia e Gleudson Malheiros, titulares da 2ª Promotoria de Justiça Criminal e 2ª Promotoria de Justiça Cível de Açailândia, respectivamente. A largada aconteceu em frente ao Fórum e o encerramento foi na Praça da Bíblia.

Para realizar a inscrição, cada candidato doou 2kg de alimento. Com a ação, o MPMA conseguiu arrecadar 1,3 tonelada em suprimentos alimentícios, que serão doados às instituições Comunidade Terapêutica Bom Samaritano e Comunidade Filhos da Luz, voltadas à recuperação de dependentes químicos; e para o abrigo para crianças Menina Olhos de Deus.

Durante o evento, houve sorteio de brindes, apoio médico, pontos de hidratação e lanche. Os ciclistas receberam ainda uma camisa para participar da atividade.

CAMPANHA
A ação faz parte da Campanha “Quem escolhe seu caminho? Você ou as drogas?” que, em Açailândia, teve início em 2015. No município, a realização de palestras nas escolas já atingiu um público de mais 8 mil pessoas.

O procurador-geral de justiça foi representado pelo diretor da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), Márcio Thadeu Marques. Participando pela primeira vez da Pedalada, ele ressaltou que a Escola apoia a iniciativa com muito entusiasmo, ajudando a promover o ciclo de palestras. Para o diretor, o Ministério Público exerce o papel de indutor de políticas públicas acerca da prevenção às drogas, valorizando a saúde coletiva e a dignidade das pessoas.

“Essa pedalada é um começo muito importante da Semana de Prevenção às Drogas porque envolve a comunidade em uma festa, em um movimento de confraternização e ao mesmo tempo de informação. Mesmo as pessoas que não participam pedalando, acabam se envolvendo porque ficam na porta de suas casas, incentivando os ciclistas. Essa é uma demonstração de que o evento que envolve toda a cidade”, destacou Márcio Thadeu.

A promotora de justiça Sandra Fagundes Garcia é a coordenadora da campanha “Quem escolhe seu Caminho? Você ou as drogas?” em Açailândia. Ela enfatiza que a pedalada valeu todo o esforço reunido para a realização do evento. A promotora de justiça destaca, também, que a prática do esporte é um importante aliado na prevenção às drogas.

“Foram mais de mil pessoas participando da Pedalada. Conseguimos repetir o sucesso do ano passado. E é na hora da premiação que nós conseguimos realmente sentir a emoção, a alegria das pessoas de participar de um evento como este, além de levar o tema, que é o da prevenção às drogas”, enfatizou Sandra Fagundes.

Para o promotor de justiça Gleudson Malheiros, um dos coordenadores do evento, o sucesso da pedalada demonstra que o Ministério Público tem uma grande credibilidade junto à população. “As pessoas esperam por este evento, que já faz parte do calendário do município. Nós ficamos muito felizes porque sempre somos abraçados pela população, que está participando ativamente das ações” ressaltou.

Marquieudes Oliveira Ferreira é estudante e foi um dos ganhadores da premiação da pedalada. Ele ganhou uma bicicleta, um dos prêmios mais cobiçados. O garoto disse que pedalar é um dos seus esportes favoritos. “Eu tinha uma bicicleta pequena e já pedalava todos os dias. Agora vou aproveitar muito mais”, afirmou.

PALESTRAS
A partir desta segunda, 2 de dezembro, teve início uma rodada de palestras pela Semana de Prevenção às Drogas. Como facilitador, o MPMA trouxe Rodrigo Dias, vencedor do Prêmio Jovem Cientista.

Nesta segunda, 2, a programação iniciou em Imperatriz, com palestras na sede das Promotorias de Justiça e na Penitenciária do município. Na terça, 3, a palestra acontecerá na Unidade Prisional de Davinópolis, às 8h. 

Na quarta, 4, a palestra será em Açailândia, pela manhã, às 8h, no Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Pela tarde, às 15, o evento será na Unidade Prisional de Açailândia.

Em seguida, na quinta-feira, 5, a programação acontece no município de Itinga, às 9h, e, em Imperatriz, às 15h, na Unidade Regional de Imperatriz.

Redação: Iane Carolina (CCOM MPMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário