quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

AGED e Polícia Militar montam blitz para fiscalizar transporte de origem animal e vegetal

Bliz fiscalizou transporte de origem animal e vegetal (Foto: Divulgação)
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) e a Polícia Militar montaram, na manhã desta terça-feira (18), uma blitz entre Imperatriz e Açailândia para fiscalizar o transporte de animais/vegetais, bem como o de produtos e subprodutos sujeitos às normas legais quanto ao acondicionamento, controle de doenças e pragas que podem ser disseminados através do trânsito.
De acordo com as informações da Unidade Regional da AGED em Açailândia, durante a blitz foram fiscalizados 25 veículos, sendo que 18 foram considerados vazios para defesa e 7 com carga de interesse da fiscalização como: veículos tipo boiadeiros, baús de carga seca, caminhonetes, vans e micro-ônibus. Dentre os veículos fiscalizados, 2 apresentaram irregularidades, pois transportavam equinos sem a Guia de Trânsito Animal (GTA).
Os fiscais da AGED lavraram o auto de infração e orientaram os detentores dos animais sobre as penalidades pela ausência de documentação sanitária para o trânsito de animais e de como devem prosseguir para a transitarem de forma regular. Ainda durante a fiscalização, foram vistoriados 36 bovinos, 8 equinos, além de 5.800 unidades de iogurte, 1 veículo com produtos alimentícios diversos que estavam com o selo de inspeção e acondicionamento correto da carga.
Bliz fiscalizou transporte de origem animal e vegetal (Foto: Divulgação)
Dos produtos de origem vegetal foram vistoriadas 1.450 sacas de cebolas, 250 caixas de alho e 700 kg de fungicida. A blitz montada contou com a presença de quatro fiscais da AGED, dois policiais militares e três viaturas (uma da PM e duas da AGED). O ponto escolhido foi estratégico para que o serviço veterinário e vegetal oficial e corpo técnico da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV) de Açailândia, com apoio da PM, pudesse realizar a fiscalização do trânsito de animais e vegetais na Região Tocantina.
Ações como essa, em que AGED conta com a parceria da Polícia Militar, asseguram a oferta de produtos de origem animal e vegetal com qualidade à população, por meio da Defesa e Inspeção Agropecuária, atuando na promoção da saúde pública e do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário