sexta-feira, 13 de março de 2020

No Pará, Flávio Dino defende união entre estados e municípios da Amazônia Legal para elevação do IDEB

Flávio Dino sugeriu um sistema de cooperação entre os estados e municípios da Amazônia (Foto: Governo do Pará)
Os governadores dos nove estados da Amazônia Legal estão em Belém (PA), entre os dias 11 e 13 de março, para o XX Fórum de Governadores. Durante a Assembleia Geral de Governadores, o governador Flávio Dino sugeriu, para debate futuro, que uma parte dos recursos liberados pelo STF para os estados da Amazônia Legal seja destinado a uma parceria interna visando a elevação em conjunto do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dos municípios e estados que integram a Amazônia Legal.
“Sugerimos um sistema de cooperação entre os estados e municípios da Amazônia, onde devemos adotar meios para que os municípios com IDEBs mais elevados contribuam com IDEBs menos significativos, para juntos elevarmos o IDEB dos municípios e estados que compõem a Amazônia Legal”, disse Flávio Dino. 
Pela primeira vez, o Pará recebe os componentes Consórcio Interestadual da Amazônia Legal (Foto: Governo do Pará)
De acordo com o governador do Amapá, Waldez Góes, presidente do Consórcio, o incentivo à alfabetização na idade certa é uma das prioridades do Consórcio. “É um compromisso nosso trabalharmos de forma compartilhada com os municípios para que aconteça a alfabetização correta, e a criança chegue fluente em português e matemática já no segundo ano do fundamental”, assegurou. 
O tema do Fórum este ano é “Desenvolvimento da Amazônia” e iniciou com a IV Assembleia Geral Ordinária do grupo. Todo o evento é voltado para a geração de projetos e investimentos para o desenvolvimento da região.
Durante a assembleia, secretários de Estado e técnicos participaram apresentando resultados de câmaras setoriais específicas. Coordenando a Câmara de Infraestrutura e Logística Integrada da Amazônia Legal, Ted Lago, presidente da Emap, defendeu maior investimento em terminais aquaviários. 
“A proposta que nós apresentamos é sobre a questão da priorização dos projetos. Há demandas nacionais, mas os estados têm muitos projetos próprios. No caso, estradas, hidrovias. A ideia é trazer para o Consórcio e priorizar de acordo com seu grau de maturidade. Precisa de estudo de viabilidade econômica, ambiental, técnica e, na sequência, licenciamento ambiental. Nossa proposta é que possam ser trazidos à câmara e priorizados”, defendeu Ted Lago.
Maranhão – O governador Flávio Dino iniciou a participação no evento dialogando com embaixadores e representantes diplomáticos de Alemanha, Noruega, Reino Unido e França, que participam do evento para discutir a questão do Fundo Amazônia.
Esta é a primeira vez que o Pará recebe os componentes do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal – formado pelo Maranhão, Pará, Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins – para encontros deliberativos. “É ideal que saiamos com uma deliberação clara de convergência entre os governos de que estamos juntos na busca de solução para reduzir o custo de vida da população brasileira, que pode ser iniciada a partir da questão dos combustíveis, depois da energia, entre outros” , disse o governador Helder Barbalho, do Pará. 
Transformação – Oficializado há um ano, o consórcio tem como objetivo transformar a Amazônia Legal em uma região competitiva, integrada e sustentável, a partir da resolução conjunta de problemas complexos e comuns a todos os membros. É o terceiro existente no Brasil, seguindo as experiências do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central e do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Nordeste.Desde março do ano passado, governadores e secretários estaduais se reúnem a cada quatro meses para dar andamento a projetos e ações voltados aos temas que serão debatidos durante as reuniões das câmaras setoriais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário