quinta-feira, 7 de maio de 2020

Empreendedores apostam em vendas online e personalizadas de presentes para o Dia das Mães

Pesquisa aponta que 85% dos consumidores irão presentear no Dia das
Mães, apesar do Coronavírus e que destes 83% pretendem fazer isso de
forma online_



O Dia das Mães é uma das datas mais importantes comércio varejista e
neste ano, mesmo diante da pandemia do Coronavírus, a data traz boas
perspectivas para os pequenos negócios. Uma pesquisa divulgada
recentemente pela Behup/Globo 2020 aponta que 85% dos filhos pretendem
presentear suas mães neste domingo, dia 10 de maio. Desse total, a
maioria (82%) considera comprar os presentes de forma online.

Estes dados mostram que apesar do lockdown e da quarentena provocada
pela Covid-19, uma das principais datas do comércio varejista – o dia
das mães – abriu oportunidades de negócios para as micro e pequenas
empresas que atuam no segmento de presentes, principalmente para aqueles
que apostaram em vendas online e personalizadas de presentes para as
mamães.

Para o diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, o cenário
favorável é uma oportunidade para que pequenos negócios aumentem suas
vendas nesse período. “Dia das Mães atípico devido as regras de
distanciamento social, o que também pode trazer oportunidades a serem
exploradas pelo comércio varejista, tendo em vista o forte apelo
emocional desta data comemorativa, e ainda mais destacada pelo momento
atual”, destacou.

Ainda de acordo com a pesquisa, para 57% dos entrevistados esse novo
contexto social aumentou a importância da comemoração dessa data, já
que muitas mães fazem parte do chamado grupo de risco, pessoas que
estão mais suscetíveis ao vírus e devem permanecer em isolamento
social, imposto pelo COVID-19.

É nesse sentido, que Luciara Mendes, da Lulu’s Makeup, da cidade de
Presidente Dutra, está apostando nas vendas de presentes pela internet.
“Estamos com uma expectativa muito alta com relação às vendas neste
ano, pois o Dia das Mães ganhou um significado especial, já que as
famílias estão em isolamento e nesse momento reafirmam seus laços de
afeto e união. Então por isso estamos investindo ainda mais nas redes
sociais, que têm sido nosso grande aliado na divulgação e venda.
Preparamos campanhas direcionadas, combos e preços especiais,
atendimento personalizado via whatsapp, tudo para que os clientes possam
comprar com segurança e facilidade de forma online. Os filhos não
deixarão de presentear suas mães nessa data tão especial ”, disse
Mendes empresária.

FLORES

As empreendedoras Ana Maria Conceição e Ana Lúcia Conceição também
têm apostado na data e o contexto do momento. As irmãs são
proprietárias da Ana Floricultura, em Caxias, e acreditam que a
simbologia das flores será refletida nas vendas.

“O Dia das Mães sempre foi nossa data de maior venda, a mais esperada
do ano, pois os filhos gostam muito de presentear as mães, demonstrando
seu carinho, principalmente com buquês de flores. Acreditamos que assim
como nos outros anos vamos vender muito, até porque esse é um momento
onde estamos muito sensíveis e dar um buquê têm um significado ainda
maior, reforçando o amor entre mãe e filhos”, disse Ana Maria.

Além das flores, as cestas de café da manhã também têm grande
saída. E para garantir as vendas, as irmãs criaram estratégias
diferenciadas para a data. “Nós estamos investindo mais em
divulgação nas redes sociais, principalmente no Instagram. Também
lançamos preços especiais, todos com descontos, venda pelo whatsapp, e
entrega gratuita. E estamos seguindo todas as recomendações de
higienização dos produtos, do nosso estabelecimento e atentando para
os cuidados na hora da entrega”, acrescentou Ana.

TER PRESENÇA DIGITAL É ESTRATÉGIA

Em tempos de distanciamento social a principal dica que o Sebrae tem
dado aos pequenos negócios é ter presença digital, seja para executar
vendas, para mostrar atitudes que a empresa tem adotado ou para manter o
relacionamento mais próximo do cliente, visando o pós crise.

“O comportamento do consumidor está mudando e os pequenos neg´picios
precisam acompanhar essa mudança de paradigma. Adaptação é a palavra
chave para a sobrevivência dos pequenos negócios. As empresas precisam
aprender a ter uma presença digital mais forte para conectar seu
negócio com o seu público. Avise seus clientes que você está de
portas fechadas, mas continua funcionando pela internet. Uma boa dica é
utilizar as redes sociais para divulgar a forma de como os seus
serviços estão funcionando, quais são os horários de Atendimento,
promoções, quais são os canais de Atendimentos e meios de pagamentos
e claro expondo os seus produtos e serviços.”, disse o diretor
Técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho.

“Entre as orientações que temos dados aos empresários que estão
nos procurando está a necessidade de ter uma presença digital
cativante. Sugerimos criar um calendário com datas comemorativas,
período  de promoção entre outros. Nesse momento é preciso criar
relacionamento, assim,  curta os comentários, responda, peça opinião
sobre o seu atendimento”, completou o executivo.

Para ajudar o empresário maranhense a encontrar o melhor caminho para
aumentar sua presença digital, o próprio Sebrae precisou se adaptar ao
momento, com o desenvolvimento de ferramentas de atendimento digital e
tem mantido diversos canais de atendimento abertos que podem ser

“Implantamos uma série de medidas para oferecer consultorias via web;
palestras e cursos online (são 400 cursos online no portal Sebrae);
e-books gratuitos sobre assuntos diversos como finanças e
empreendedorismo rural;  debates online;  as lives em nossas redes
sociais quase que diárias para que o empreendedor maranhense possa
preparar seu negócio para este momento de crise e para o pós crise.
Desenvolvemos novas ferramentas para atender nossos clientes já
fidelizados e os que nos procuraram pela primeira vez durante a crise”
comentou Borralho

Entre as novas ferramentas lançadas pelo Sebrae durante o período de
isolamento social estão as consultorias online, , prestadas de forma
gratuita e individual, cujo objetivo é orientar os empreendedores no
período de crise.

“Nas salas online de consultoria, os empreendedores maranhenses tem
acesso a consultorias nos temas finanças, marketing e vendas, dúvidas
trabalhistas, inovação e escuta diagnóstica – que recebe dúvidas
gerais dos empreendedores nesse momento de crise. Para esta modalidade
de atendimento online, os empresários interessados deverão entrar em
contato com a Central de Relacionamento do Sebrae por telefone (0800
5700800 ou 98 9991-2335) e agendar o seu horário. Os atendimentos
acontecerão das 8h às 12h e das 14h ás 18h.”disse Hildenê Maia,
gerente estadual de Gestão de Atendimento e Relacionamento com Cliente
do Sebrae no Maranhão.

“Além disso, estamos a instituição organizou o Mutirão Digital,
criou e está oferecendo eventos virtuais, como é o caso do Sebrae
Acelera Digital e das Lives que estão sendo feitas no perfil do
Instagram do Sebrae; a Vitrine Digital, onde os empreendedores podem dar
informações de seus empreendimentos para divulgarmos nossas nas redes
sociais. “Ainda temos também o canal Fale com especialista no Portal
Sebrae que permite o atendimento dos nossos clientes. E ainda temos no
nosso portal Converse com o Sebrae por chat ou e-mail”, concluiu
Hildenê Maia.







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