quarta-feira, 10 de maio de 2023

Mês das Mães: ação social homenageia mães açailandenses com atendimentos médicos gratuitos




Foi realizada em Açailândia, no último final de semana, em homenagem ao Mês das Mães, uma ação social chamada “Voluntariaço”, com o objetivo de oferecer atendimentos e cuidados voltados para a saúde da mulher. A iniciativa partiu de uma parceria entre a ONG Plantão do Bem, o Instituto AVB e a Faculdade de Medicina de Açailândia (Idomed Fameac).


Todos os acadêmicos e profissionais da saúde envolvidos, distribuídos entre clínico geral, médico da família e comunidade, cardiologista, ginecologista e odontologistas, puderam contribuir com os atendimentos médicos, clínicos e especializados, coleta de exame preventivo, exame clínico das mamas, testagem rápida, doação de remédios e demais iniciativas importantes para a saúde das mulheres.


O presidente da ONG Plantão do Bem, Pedro Leitão, explicou sobre o nascimento da ideia e a satisfação em realizar essa ação. “Nossa ideia partiu da possibilidade de proporcionar mais uma oportunidade aos acadêmicos, criando um cenário de prática real, unindo a teoria adquirida diariamente na faculdade com a prática nas ações. A troca social é fundamental na construção profissional, pois as instituições que apoiam nossa causa sabem que esses eventos formam profissionais mais humanizados. A ação também ajudou bastante as mulheres açailandenses que precisam de atendimento médico especializado”, afirmou.


Os estudantes que participaram da atividade destacaram também a importância para a formação profissional. “O contato próximo com as pessoas ajuda na minha formação. Além disso, pudemos atuar em cima das necessidades e ajudar essa comunidade que precisava de um cuidado clínico especializado e uma atenção maior”, comentou Yasmin Soares Galletti, estudante do 2º período de Medicina no Idomed Fameac.

Nenhum comentário:

Postar um comentário