
Seis pessoas foram presas em flagrante durante uma operação da Polícia Civil para combate ao furto de energia elétrica em Imperatriz, Açailândia, Grajaú e São Pedro da Água Branca. De acordo com a polícia, as prisões aconteceram durante 10 inspeções técnicas em unidades consumidoras desses municípios.
A ação fez parte da “Operação Boreal”, deflagrada entre os dias 19 e 22 de maio pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), por meio do Departamento de Defesa de Serviços Delegados (DDSD/SEIC), com o apoio da Perícia Oficial do Estado e de equipes técnicas do setor elétrico.
As inspeções foram pautadas por análises de campo realizadas rotineiramente pela concessionária responsável, com o objetivo de identificar e coibir intervenções ilegais em equipamentos de medição e desvios de energia elétrica, além de assegurar a qualidade do fornecimento e a segurança da população.
Os responsáveis pelas irregularidades foram conduzidos à Justiça e responderão criminalmente por furto de energia, conforme previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro.
RISCOS
Além de configurar crime, o furto de energia representa um risco real à segurança da comunidade. A prática provoca sobrecarga na rede elétrica, podendo afetar o fornecimento para serviços essenciais, como hospitais e escolas. Também aumenta o risco de acidentes graves, como incêndios e explosões, colocando vidas em perigo e comprometendo a integridade das instalações.
DENÚNCIA
A população pode colaborar com o trabalho da Polícia Civil denunciando, de forma anônima, casos suspeitos de ligações clandestinas ou fraudes em medidores de energia.
Imperatriz
Nenhum comentário:
Postar um comentário