segunda-feira, 26 de maio de 2025

Prefeitura de Açailândia capacita atividade pesqueira com técnicas que visam a melhoria na qualidade do pescado e sua comercialização

 

Esse projeto e uma parceria entre a Prefeitura Açailândia, com o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (SETRES) e a Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (SEPA).

Desenvolvido na Escola Municipal Tânia Leite o programa Rede de Saberes foi realizado neste fim de semana, nos dias 24 e 25 de Maio. A iniciativa teve como foco a capacitação de marisqueiras, pescadores e aquicultores, visando aprimorar conhecimentos em beneficiamento, processamento e conservação do pescado. 
Nesta etapa do programa que foram contemplados vários participantes no município de Açailândia.
Durante a capacitação, foram abordadas técnicas que visam a melhoria da qualidade do pescado e sua comercialização, promovendo a sustentação econômica dos profissionais da área. O evento contou com a participação do Secretário Municipal de Agricultura e Pesca, Antonio filho, que esteve presente na qualificação participando ativamente com os participantes. O secretário que no evento representou o Prefeito Dr. Benjamim destacou a importância da capacitação para o fortalecimento do setor pesqueiro de Açailândia e da região.
A capacitação foi dividida em módulos teóricos e práticos. Na parte prática, os participantes aprenderam técnicas de filetamento e preparo de produtos derivados do pescado, como fishbúrguer, torresmo de peixe, filé empanado, ceviche, croquetes e bolinhos. 
A Capacitação tem uma carga horária de 16 horas, distribuídas em dois dias de treinamento, realizados aos finais de semana. É composto por uma parte teórica e prática, garantindo que os participantes adquiram conhecimento técnico e habilidades aplicadas. Os participantes recebem um kit completo com facas, tábua de corte, amolador de facas, descamador e avental para a realização das atividades práticas.
O Curso está presente em 11 regiões do Estado e será concluído até junho de 2025, contemplando as regiões dos Lençóis Maranhenses; Delta do Parnaíba; Região Tocantina; Carajás; Serras; Gurupi; Pericumã; Pindaré; Lagos; Eixos Rodoferroviários; e, Baixo Itapecuru, contemplando 40 municípios e até 900 trabalhadores.

Fonte: ASCOM-PMA
Prefeitura de Açailândia – Cidade acolhedora. cidade forte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário