sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Clínica de Nefrologia de Açailândia vai poder atender mais pacientes a partir da primeira quinzena de setembro


A clínica de Nefrologia de Açailândia, que tem a direção dos médicos nefrologistas, Irisnaldo Félix da Silva, Dr. Gilson Rigo e Dr. Eurivan Cirqueira, conta com salas específicas, departamento administrativo, cozinha, recepção, sala de observação, farmácia, outros setores, profissionais da área, além da equipe competente, vai poder atender em média 108 pessoas por dia. A previsão é que a demanda de novos pacientes da regional de Açailândia, comece a partir do dia 11 de setembro, segundo informação da clínica. 

O Prefeito Juscelino Oliveira desde quando assumiu o cargo de prefeito em 2015, sempre demonstrou um tratamento diferenciado em todas as secretarias, principalmente na Saúde, e a Clínica de Nefrologia é uma conquista de quem trabalha com seriedade. Dessa forma está honrando com seu compromisso que é de melhorar o atendimento aos pacientes de hemodiálise.

Diariamente dezenas de pessoas dos Municípios de Açailândia, Bom Jesus das Selvas, Itinga, Cidelândia, Buriticupu, São Francisco do Brejão, Vila Nova dos Martírios e São Pedro da Água Branca, se deslocavam para Imperatriz a fim de realizarem as sessões de hemodiálise, segundo o Coordenador regional de Saúde, José Neto, a implantação da clínica vai representa um ganho para o Município de Açailândia, assim como também para os pacientes dos municípios vizinhos onde o deslocamento para o tratamento será menor.

 Tão logo assumiu o cargo de deputado estadual pelo PEN, Sérgio Vieira esteve visitando a Clínica de Nefrologia de Açailândia (CNA), antes mesmo da sua inauguração. Na oportunidade, ele foi recebido pelo médico nefrologista Irisnaldo Félix, que apresentou toda a estrutura do prédio, bem como as máquinas responsáveis pela hemodiálise – procedimento através do qual um equipamento limpa e filtra o sangue, ou seja, faz parte do trabalho que o rim doente não pode fazer.

Contudo, o legislador foi informado que para atender de forma satisfatória os pacientes da regional de Açailândia, que além de Açailândia inclui mais oito municípios, seria necessário dobrar a capacidade de atendimento, ou seja, de 40 para aproximadamente 80 atendimentos por dia.

Assim que eu assumi o mandato a clínica de nefrologia estava pra ser aberta em Açailândia, poucos dias depois observou-se que o número de vagas que estavam sendo disponibilizadas, 40 vagas, não era o suficiente para atender a regional de Açailândia, que são oito municípios”, afirmou Sérgio Vieira.

Dessa forma a CNA teria que fazer uma triagem dos pacientes, ou seja, dar preferência para uns em detrimentos aos outros, que teriam que continuar viajando até a cidade de Imperatriz para fazer a hemodiálise três vezes por semana.
“Nós não aceitamos que atendesse somente as pessoas de Açailândia e deixasse esses outros pacientes desassistidos. Então encampamos essa luta para que nós pudéssemos aumentar o número de vagas, com a finalidade de que não houvesse discriminação nem com as pessoas de Açailândia e nem com as da regional”, explicou Sérgio Vieira.

Reivindicação

À época o deputado Sérgio Vieira, disposto a melhorar a qualidade de vida desses pacientes nefrópatas, levou a reivindicação ao governo do estado do Maranhão, tanto ao governador Flávio Dino quanto ao secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Eduardo de Oliveira Lula. Sérgio apresentou a demanda da regional e falou sobre a importância de um tratamento para esses pacientes na cidade onde residem ou o mais próximo possível.

“Fomos a Secretaria de Estado da Saúde, conversamos com o secretário Carlos Lula, e no dia (31 /05) ele nos deu a notícia que graças a nossa intervenção e pedido, foi autorizado pelo governador Flávio Dino, o aumento de 40 para mais de 80 atendimentos, satisfazendo a necessidade em nefrologia de todos os pacientes da regional de Açailândia”, destacou.

Segundo Carlos Dias, a solicitação feita por Sérgio será atendida. “O deputado Sérgio nos pediu e agora nós vamos ampliar o atendimento da nefrologia em Açailândia. A gente já tinha conseguido uma grande conquista no governo Flávio Dino, que era sair de Imperatriz e ir pra Açailândia. E agora, já existe a necessidade de ampliação das vagas, e elas serão ampliadas, para atender não somente Açailândia, mas toda região, diminuindo o sofrimento dessas pessoas que tinham que se descolar até outra cidade para fazer este tratamento que é tão doloroso”.

A ampliação do atendimento de 40 para 108 atendimento na Clínica de Nefrologia de Açailândia, bem como outros benefícios intermediados pelo deputado Sérgio Vieira, demonstra a importância e necessidade de Açailândia ter uma representatividade na Assembleia Legislativa do Estado, a fim de lutar e reivindicar recursos, programas, projetos e emendas para Açailândia e toda região. “Vencemos mais está etapa, levando mais este benefício para nossa cidade. Isso mostra o valor de um deputado estadual de Açailândia para todo o município de Açailândia, bem como as cidades que fazem parte da sua regional”, conclui Sérgio Vieira, ressaltando também o esforço do prefeito Juscelino, vereador Marco Aurélio Secretário de Saúde à época e outros segmentos envolvidos em especial os médicos diretores da clínica de nefrologia Dr. Erisnaldo Félix, Dr. Gilson Rigo e Dr, Eurivan Cirqueira.
Ascom/PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário