quinta-feira, 4 de março de 2021

Sebrae aposta em inovação para ajudar pequenos negócios a superarem a crise

 

Elevar a produtividade das empresas, com a promoção de melhorias rápidas, de alto impacto e baixo custo é o objetivo do programa Brasil Mais, parceria da instituição com o Governo Federal que começa a ser executado neste mês no Maranhão.

 

 


No lançamento virtual do Brasil empresários de diferentes setores das duas regiões se mostraram interessados pelas propostas do programa


Para o diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, o programa visa contribuir, principalmente em um cenário de pandemia, para a elevação da produtividade e caminhos de lucratividade.

 


 

 

Durante quatro meses, 66 empresas de Imperatriz e Açailândia vão receber consultorias especializadas para apoiá-las no enfrentamento de um contexto pandêmico, auxiliando no seu crescimento. A ideia é aumentar a competitividade e produtividade dos empreendimentos com foco na inovação e lucratividade dos pequenos negócios, já a partir deste mês de março.  

 

“Estes é o Brasil Mais, um programa executado pelo Sebrae por meio da parceria com o Governo Federal, que contará com o acompanhamento de Agentes Locais de Inovação (ALI). Serão vários ciclos de quatro meses e com empresas diferentes em cada um, até completarmos o biênio 2021-2022. Durante esse percurso, o empresário será conduzido por uma jornada em busca da inovação, do maior faturamento e da redução de custos”, aponta a coordenadora estadual do Sebrae para o Brasil Mais, Luciana Barreto. 

 

O diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, ressalta que o programa vai contribuir para a elevação da produtividade, abrindo caminhos para empreendimentos mais lucrativos, o que será um alento no cenário de pandemia que ainda vivemos.

 

“As ferramentas do Brasil Mais propõem o aumento da produtividade e competitividade de empresas a curto prazo, possibilitando que, cada vez mais, tenham condições de se manterem no mercado. Não tenho dúvidas que será uma parceria de grande valia para todos os participantes das regiões Tocantina e Pré-Amazônia maranhense, principalmente porque a crise advinda com o coronavírus nos mostrou que os recursos tecnológicos, a inovação e a criatividade são salutares nessas circunstâncias, sendo decisivos para a sustentabilidade empresarial”, avaliou o executivo.

 

O empresário do setor de prestação de serviços em informática da cidade de Açailândia, Aldrin Carvalho, é um dos participantes deste primeiro ciclo de atividades e destaca a importância da iniciativa para a sua empresa. “Fiz a inscrição interessado na proposta inicial, porque pretendo melhorar a minha empresa. Quando se busca aprender é sempre bom e essa parceria com o Sebrae possibilita termos orientações, aprendizagem e mudanças significativas e positivas nos nossos empreendimentos”, complementou Carvalho.

 

Meta estadual

No Maranhão, até o final de 2022, o Sebrae tem o desafio de atender 1.540 micro e pequenas empresas dos setores de comércio, serviço e indústria, via Brasil Mais. O Sebrae, em sua expertise, atuará com 14 Agente Locais de Inovação distribuídos em oito de suas 12 regionais no estado. Os ALIs farão o diagnóstico empresarial além de seis encontros individuais e cinco coletivos com as empresas participantes de cada ciclo.

 

O Brasil Mais foi idealizado pelo Governo Federal por iniciativa da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia e, além do Sebrae, conta com a parceria do Senai e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

 

Para mais informações sobre o programa, acesse no Portal do Sebrae (sebrae.com.br/brasilmais) e no site do Governo Federal (brasilmais.economia.gov.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário